O Grande Jogo

Personagens:

  • Eu (industriais e capitalistas)
  • Você (operários)
  • Negra Figura (Lei)

(Abrem-se as cortinas)
Eu ― Desçam ao interior da terra. Tragam à luz o
carvão e o ouro, o ferro, a prata e as pedras preciosas.
Você ― Considere feito.

Eu ― Construam fábricas e maravilhosas ferramentas
e modelem o mundo em júbilo e beleza.

Você ― Considere feito.

Eu ― Muito bem, meus homens. Maravilhoso! Quanta
abundância! Quantas riquezas! Todas minhas.

Algumas vozes ― Suas? Por quê? Nós fizemos tudo!
(Comoção no palco)
Mais vozes (enfurecidas) ― São nossas! Nós as fizemos.

Eu ― Silêncio! Eu não mandei que o fizessem?

Vozes ― Mas é nosso. Nós o fizemos.

Eu ― Chamemos a Lei!
(Entra a Negra Figura, vestida de preto, levando uma
Bíblia em uma mão, a espada desembainhada na outra.
As duas mãos com luvas)
(Um silêncio solene quando fala a Lei)

Negra Figura ― É seu. Assim está decretado. A integridade
de nossas justas e livres instituições deve ser
mantida.

(Todos reverentemente ajoelham-se diante da Negra
Figura)
(Sai a Negra Figura)

Eu (orgulhosamente jubiloso) ― É meu, por Lei.

Você ― Nós somos pobres. Nossas esposas precisam
de comida, nossas crianças têm fome.

Eu ― Eu darei a vocês as coisas de que precisam.

Você ― Nos dê! Nos dê!

Eu ― Em troca de mais trabalho. Venderei as coisas
que vocês fazem e lhes darei um salário por isso.

Você ― Salários! Bons salários?

Eu ― Sim, um salário justo.

Você ― Tome, tome! Um salário justo!

Eu ― Entregarei a vocês comida e roupa em troca de
seus salários.

Você ― Um amo carinhoso! Tome, pegue nossos salários!
(Eu pega os salários e entrega escassas rações de
comida)
(Você, depois de ter devorado a comida, em pé com as
mãos vazias, com semblante satisfeito)

Eu (com profunda auto-satisfação) ― A indústria e a
economia são a coluna vertebral de nossa grande prosperidade
nacional.

Você ― Mas nós não obtivemos nada.

Eu ― Elejam-me para o ministério e aprovarei uma
lei para abrir cozinhas populares para aqueles dentre
vocês que merecerem minha generosidade.

Você ― Viva! Viva! Nosso candidato!
(Um desfile com tochas)
(Fecham-se lentamente as cortinas)

Alexander Berkman

 

This entry was posted in Artigos, Poesia. Bookmark the permalink.